- Destaque Geral

Alunos de MS criam aplicativo que ajuda a escrever sem erro ortográfico

Aplicativo ainda desafia usuário em jogo da língua portuguesa.
Alunos participam de curso gratuito oferecido pelo Senac.

Alunos de um curso gratuito do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) de Campo Grande lançaram nesta semana um aplicativo de smartphone que ajuda a escrever sem erros ortográficos. O software começou a ser desenvolvido em 2014 e propõe auxiliar no entendimento das mudanças da nova ortografia.

Com o aplicativo ‘Nova Ortografia’,  o usuário estuda as regras da língua portuguesa e ainda é desafiado em um jogo de perguntas e respostas. Conforme a pontuação, o jogador pode ser classificado entre os 10 melhores do aplicativo.

O software disponibiliza, inclusive, uma área aberta para que escolas possam contribuir com o conteúdo, inserindo questões para compor o banco de dados do programa. Para fazer o download, o usuário pode buscá-lo gratuitamente no Google Play.

Curso
A fábrica de software do Senac busca a inovação e a interação contínua entre teoria e prática, a fim de subsididiar os alunos na aplicação real dos conceitos aprendidos em sala de aula.

Entre os objetivos do projeto está a intenção de simular o ambiente de uma empresa de desenvolvimento de softwares por meio da criação de uma ferramenta de gestão para micro e pequenas empresas. A partir do método, os alunos são preparados para o mercado de desenvolvimento de sistemas.

O curso é oferecido por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG) e ensina como desenvolver aplicativos para Android, por exemplo, como o ‘Nova Ortografia’.

Inscrições
Serão abertas as inscrições para o processso seletivo da próxima turma da fábrica de softwares do Senac a partir do dia 26 de outubro. As vagas serão preenchidas pelos melhores classificados no processo.

Para se inscrever, é preciso morar em Campo Grande, possuir renda familiar por pessoa de até dois salários mínimos, cursar, no mínimo, o 2º ano do ensino médio ou 2ª fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ter conhecimento em informática básica.

Jovens com idade entre 17 e 24 anos podem participar do processo seletivo. As inscrições devem ser feitas na unidade do Senac de Campo Grande, na rua Francisco Cândido Xavier, nº 75, no Centro. Menores de idade devem comparecer acompanhado de um responsável.

Informações podem ser obtidas por meio do telefone (67) 3312-6260.

Do G1 MS com informações da TV Morena