- Destaque - Destaque Principal Três Lagoas

Aluna de jornalismo da AEMS representa Três Lagoas em congresso de comunicação da região Centro-Oeste

O trabalho, orientado pelo professor mestre Rafael Furlan Lo Giudice, buscou resgatar a cultura da população de Três Lagoas

Um grupo de alunos e professores do primeiro e segundo ano do curso de jornalismo da AEMS estiveram em Campo Grande e participaram do XVII Congresso de Ciência da Comunicação da Região Centro-Oeste. Estudantes de grandes universidades como Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Católica Dom Bosco, Universidade de Goiás, Universidade de Brasília, entre outras, também estiveram presentes, contribuindo com as pesquisas na área do jornalismo.

A aluna Laila Rebeca do Amaral de Souza participou com a apresentação oral de um artigo intitulado de “Artesanato, o espelho do três-lagoense: folkcomunicação, identidade e resistência”. Para a aluna, “foi uma ótima oportunidade. Eu fiquei muito feliz, pois apresentei junto com mestres e doutores. Meu trabalho foi muito elogiado e só tenho que agradecer o apoio do curso de Jornalismo da AEMS por acreditar que em Três Lagoas pode sair grandes pesquisadores”, finaliza.

Oficina de assessoria política realizada durante o Intercom.
Oficina de assessoria política realizada durante o Intercom.

O trabalho, orientado pelo professor mestre Rafael Furlan Lo Giudice, buscou resgatar a cultura da população de Três Lagoas mediante o estudo dos processos folkcomunicativos presentes no artesanato desenvolvido no município. “ Foi uma pesquisa muito prazerosa de ser feita. A Laila analisou o tipo de linguagem presente nos artesanatos e os grupos que compõem a audiência folkcomunicativa três-lagoense, observando que a conservação dos processos comunicativos presentes no artesanato conservam a história e a identidade cultural do município”, conclui.

A interação com outras universidades e também com a pesquisa foi fundamental. Os alunos participaram de várias oficinas sobre assessoria política, comunicação audiovisual, além de comunicações dirigidas e grandes palestras.

O trabalho da aluna foi publicado. Para ler na íntegra, basta acessar: http://www.portalintercom.org.br/anais/centrooeste2015/resumos/R46-0310-1.pdf

Para conhecer mais sobre o curso de jornalismo da AEMS, entre em contato pelo e-mail: jornalismo@aems.edu.br

Alunos do primeiro e segundo ano de jornalismo participam do Intercom Centro-Oeste.

Assessoria de Imprensa