Geral

Agetran realizará ações na Semana Nacional do Trânsito

Agetran realizará ações na Semana Nacional do Trânsito

Em alusão à Semana Nacional de Trânsito, a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) promove, entre os dias 18 e 25 de setembro, inúmeras atividades educativas e sociais na capital. Dentro da programação, estão ações que visam à reflexão acerca do quadro de violência no trânsito, motivando a mudança de comportamento, como meio para a transformação do trânsito num espaço de cidadania.

A Agetran, além de trabalhar o tema central “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020. Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”, amplia a temática e insere os motociclistas, que estão no grupo de risco com um grande número de vítimas fatais em Campo Grande. Neste ano, de janeiro à agosto foram registradas 40 óbitos de motociclistas no trânsito da capital, no mesmo período do ano passado foram 50 mortes.

O tema será abordado em atividades distintas, que serão desenvolvidas com os públicos infantil e adulto. A programação terá inicio na quinta-feira (18/09) e seguirá até a outra quinta-feira (25/09), conforme o diretor-presidente da Agetran, Jean Saliba, é uma oportunidade para incentivar reflexões e discussões a respeito da importância e necessidade de ações proativas para um trânsito seguro.

O órgão preparou, ainda, uma programação voltada ao público infantil, com a peça teatral “Romeu e Julieta na era do Trânsito” que será apresentada nas escolas públicas e particulares; na Câmara de Vereadores e no Shopping Bosque dos Ipês. “Os alunos receberão orientações de forma lúdica e pedagógica sobre a segurança viária e respeito ao próximo. A intenção é envolver as crianças nesse processo, para que elas possam, além de influenciar os pais, aprender desde cedo sobre respeito e conduta corretas no trânsito”, disse Saliba.

Dentro da programação estão: abordagens educativas; palestras; peça teatral; blitz; vídeo palestra; sorteio; doação de sangue; Clube do Setinha nas escolas e na Câmara Municipal de Campo Grande, entre outras atividades. As abordagens educativas serão realizadas em vários pontos da cidade, onde a equipe de educação para o trânsito da Agetran alertará os condutores acerca da importância do respeito às normas de trânsito, visando garantir não só a mobilidade urbana sustentável, mas a segurança de todos.

viaAgetran realizará ações na Semana Nacional do Trânsito – Trânsito | msrepórter.