Política

Aécio Neves faz aceno a Marina e diz que é hora de ‘unir forças’

Em uma virada inédita na história do Brasil desde a redemocratização, o candidato do PSDB ao Planalto, Aécio Neves, disputará o segundo turno das eleições contra a presidente Dilma Rousseff (PT), depois de aparecer a 20 pontos percentuais de distância das principais adversárias na corrida eleitoral.

O tucano teve quase 34% dos votos válidos, superando a marca de José Serra (SP), que concorreu pelo partido em 2010, e passou para a segunda fase da corrida eleitoral com cerca de 32,6%. Em pronunciamento após o resultado, na noite deste domingo (5), fez um aceno à ex-senadora Marina Silva, que concorreu pelo PSB e, durante quase toda a campanha, manteve Aécio no terceiro lugar das intenções de voto.

“É hora de unirmos as forças. A minha candidatura não é mais uma candidatura de um partido político, de um conjunto de alianças. É um sentimento mais puro de todos os brasileiros que ainda têm a capacidade de se indignar e principalmente de sonhar. Portanto vamos acreditar que é possível dar ao Brasil um governo que una decência e eficiência.”

Aécio disse não ter conversado com Marina e não quis especular sobre a posição da pessebista. Afirmou ter um respeito profundo pela adversária e, em outro gesto a ela, disse que todas as forças que quiserem se somar à sua caminhada “serão bem-vindas”.

O tucano fez críticas ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT), sua adversária na fase final da eleição, e disse que ela perdeu a oportunidade de entregar um país melhor aos brasileiros. “A minha primeira constatação é de que esse sentimento de mudança amplamente presente no Brasil já foi vitorioso no primeiro turno. Os candidatos de oposição somados foram vitoriosos, tiveram a maioria dos votos. É isso que nós temos que buscar agora no segundo turno”, disse.

Por fim, ponderou que sua candidatura não é contra ninguém, “mas a favor do Brasil”.

Aécio falou no comitê de sua campanha, onde dezenas de apoiadores o aguardavam. Ele saiu do local carregado. Ele votou na capital mineira pela manhã e aguardou a apuração em seu apartamento, na zona sul da cidade.

viaAécio Neves faz aceno a Marina e diz que é hora de ‘unir forças’ – Correio do Estado.

Aécio Neves faz aceno a Marina e diz que é hora de 'unir forças'